Iremos doravante e com alguma regularidade (não apenas aqui no blog mas igualmente na página especial do VOO DE OSIRIS, em https://www.facebook.com/voodeosiris/ , publicar a cronologia do movimento surrealista em Portugal desde a fundação do Grupo Surrealista de Lisboa (GSL), em 1949. Tal como noutros países o nascimento do GSL não foi isento de alguma turbulência, por um lado porque se tratava do surgimento de algo que ia contra as correntes culturais dominantes - o neo-realismo (vide nota no final do post) e a própria cultura oficial do regime autoritário e fascista, baseada num nacionalismo de mente estreita e reaccionário; e por outro devido às próprias personalidades envolvidas no projecto.
Procuraremos contudo respeitar aquela que é a única cronologia séria e feita por surrealistas e que Mário Cesariny sintetizou e bem na sua obra ainda única, e infelizmente não continuada - A "Intervenção Surrealista".
No futuro e se a memória e algum espírito de síntese não me atraiçoarem, procurarei também dar continuidade à referida Cronologia feita por Mário Cesariny, uma vez que convivi de perto com ele e conheço o que o próprio pensava sobre esse projecto de continuidade. Procurarei contudo aproveitar a ajuda dos companheiros (e companheiras), que com ele igualmente privaram, bem como de posteriores obras (ainda que, nalguns casos, muito duvidosas), que contêm alguma informação de importância para a referida cronologia nos anos posteriores a 1960.
No comments:
Post a Comment